Os incineradores diferem dos métodos mais simples de queima a céu aberto

Os incineradores diferem dos métodos mais simples de queima a céu aberto, pois o operador tem um maior grau de controle sobre o processo de queima. As temperaturas mais altas resultantes, tempos de espera mais longos e maior turbulência levam a uma combustão mais completa dos resíduos. Embora uma gama mais ampla de resíduos possa ser destruída usando incineradores de alta temperatura com uma ou duas câmaras, esforços determinados ainda devem ser feitos para reduzir a quantidade e o tipo de resíduos gerados e para implementar outras mudanças que resultariam em reduções nas emissões atmosféricas. Consulte a seção 3 para obter mais informações sobre as práticas adequadas de gestão de resíduos e uma lista de quais resíduos podem e não podem ser incinerados.

As instruções de operação do fabricante do incinerador devem ser seguidas em todos os momentos para garantir que a temperatura projetada, o tempo de espera e as condições de turbulência sejam alcançadas e para evitar danos às instalações. Ao operar durante os meses de inverno, cuidado adicional deve ser tomado porque o ar frio introduzido nas câmaras primária e secundária pode dificultar o alcance das temperaturas normais de operação. Os operadores devem ser devidamente treinados e qualificados para operar o equipamento em condições normais e de emergência. Os proprietários são fortemente encorajados a consultar os fabricantes do sistema ou outras pessoas qualificadas com experiência antes de comprar um incinerador. Orientações adicionais sobre a seleção de tecnologias de incineradores e seus requisitos operacionais podem ser obtidas consultando o Documento Técnico da Environment Canada para Incineração de Resíduos em Lote.

A instalação e operação dos sistemas de monitoramento e controle são essenciais para a operação adequada e segura de qualquer incinerador. O projeto, a instalação, a certificação e a operação dos sistemas de monitoramento contínuo de emissões (CEMS) devem estar em conformidade com os princípios descritos nos Protocolos e Especificações de Desempenho da Environment Canada para o monitoramento contínuo de emissões gasosas da geração de energia térmica. Embora o documento seja escrito para instalações de geração de energia, os princípios se aplicam igualmente a outros tipos de instalações e sistemas de monitoramento contínuo de emissões. Para incineradores que operam em Nunavut, os principais parâmetros operacionais devem ser monitorados em todos os momentos, usando instrumentos on-line capazes de medir continuamente o processo de combustão e a qualidade das emissões da chaminé. Esses instrumentos devem ser equipados com alarmes visíveis e sonoros e estar online sempre que o incinerador estiver em operação, incluindo as fases de ‘inicialização’ e ‘resfriamento’. A Tabela 3 lista os requisitos do sistema de monitoramento e controle.